Como Criar Ambientes virtuais no Python
Neste tutorial veremos como criar Ambientes Virtuais no Python.

Introdução
Neste breve tutorial explico como criar ambientes virtuais no Python de forma que você possa isolar os ambientes desenvolvimentos de cada aplicação, evitando assim que uma aplicação acabe quebrando por dividir a mesma lib só que em versão diferentes.
O que é o Python?
O Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, orientada a objetos, funcional, e possui uma tipagem tanto dinâmica quanto forte. O Python foi lançada em 1991 e seu criador foi Guido Van Rossum.
O que é o Ambiente Virtual(venv) no Python?
Um Ambiente Virtual(venv) no Python, nada mais é que um ambiente de execução isolado, que permite aos usuários de Python instalarem e atualizarem pacotes do Python sem interferir no comportamento de outras aplicações que estão no mesmo Sistema Operacional (SO).
Requisitos para execução deste tutorial:
- Python
Criando ambientes virtuais
Vamos para prática, para criar o ambiente virtual, abra o seu terminal e digite o comando abaixo:
python3 -m venv nome-ambiente-env
O comando acima está infomando ao python que você quer criar um ambiente virtual a parte com o nome(nome-ambiente-env
)
Pronto, com o ambiente virtual criado, já podemos começar a utiliza-lo, más antes disso é preciso ativá-lo, para isso basta executar os comandos abaixo no terminal que você utiliza, só tenha atenção para o sistema operacional que você utiliza:
– Para ativar o ambiente virtual no Windows, vá para do projeto execute o comando:
nome-ambiente-env\Scripts\activate.bat
– Para ativar o ambiente virtual em sistemas Unix ou no MacOS, execute o comando:
source nome-ambiente-env/bin/activate
Após a ativação do ambiente virtual já podemos instalar as libs do projeto de forma isolada, desta forma as libs instaladas neste ambiente só pertence a ele evitando assim problemas de versão com as libs de outros projetos.
A criação de ambientes virtuais para cada projeto é uma boa prática de programação para quem programa em Python, pois evita dores de cabeças com versões de libs diferentes na máquina.
Abaixo deixo as referências utilizadas como consulta neste tutorial: